quarta-feira, 30 de abril de 2014

Rei Justo!

Bom dia!
Awrè!

"Xangô, no seu aspecto divino, permanece filho de Oranian, tendo Yemanja como mãe e três divindades como esposas: Oya, Osum e Oba.
Xangô orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Por esse motivo, a morte pelo raio é considerada infamante. Da mesma forma, uma casa atingida por um raio é uma casa marcada pela cólera de Xangô. Xangô é o orixá do Poder. Ele é a representação máxima do poder de Olorum."

Que a Justiça de Xangô se faça sempre presente em nossas vidas!
Oba Kao! Kao Cabecile!

Asè!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Somos todos macacos!

Bom dia, amigos!
Awré!

O Ile Ase Oba Omi Ode se solidariza a campanha "Somos todos Macacos", em defesa da liberdade em ser diferente na cor, no sexo, na sexualidade ou na religiao! 


Asè!

domingo, 27 de abril de 2014

Ekedji, Ajoie ou Makota

Bom dia!
Awré!


"Ekedji, Ajoie e Makota nomes dados de acordo com a nação do candomblé, é um cargo feminino de grande valor, escolhida e confirmada ou feita pelo ou para o orisa ou a casa.
Na Casa Branca do Engenho Velho são chamadas de "ekedjis". No Terreiro do Gantois sao chamadas de "iyárobá" e nos Terreiros de Angola do candomblé Bantu sao chamadas de "makota de angúzo". Ekedji é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de candomblé do Brasil.
Dentre os cargos femininos na hierarquia do candomblé no Brasil, o mais conhecido é o da Ekedji. Assim como os Ogans, elas não são "possuídas" por seu orisa de cabeça, ou seja, não entram em transe, pois necessitam estar acordadas para atender as necessidades dos orisas, voduns ou inkices, para os quais foram devidamente preparadas para servir.
A ekedji na maioria das casas também é chamada de "mãe". Exerce a função de "dama de honra" do orisa regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do orisa da casa, além dos demais orisas, dos filhos e até mesmo dos visitantes. É uma espécie de “camareira” que atua sempre ao lado do orisa e que também cuida dos objectos pessoais do babalorixá ou iyalorixá. O cargo de ekedji é muito importante, pois será ela a condutora dos orisas incorporados no egbê, barracão ou salao de festas. Também é dela a responsabilidade de recolhê-los e “acorda-los”, observando as condições físicas daqueles que “acordaram”.
A ekedji exerce um papel extremamente delicado e importante. Para exerce-lo é preciso, sobretudo, doaçao e muito amor."

Obrigado(a) a todas as ekedjis pelo desprendimento, carinho e fé!

Asè!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O amor é a maior arma

Bom dia!
Awrè!

Hoje, dia de celebrar Papai Osala, o guerreiro da paz, lembremos que o amor vence todas as batalhas. Através do amor, a paz se estabelece, a felicidade reina e as realizaçoes acontecem. O amor é a maior arma que podemos usar contra nossos inimigos.

Asè!


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Okê arô! Arole!

Bom dia!
Awré!

"Oxóssi é o orisa da fartura, do sustento, é quem provê o alimento. É a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para faturar sua caça. É um orisa de contemplação, amante das artes e das coisas belas.
É o caçador de asè, aquele que busca as coisas boas para um Ilé, que caça as boas influências e as energias positivas.
Na África antiga, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, pois cabia a eles trazer o sustento para a tribo. Hoje, Oxóssi é quem protege aquelas pessoas que saem todos os dias para o trabalho, para trazer o sustento.
Oxóssi também está ligado às artes. Ele está presente no ato da pintura de um quadro; na confecção de uma escultura; na composição de uma música; nos passos de uma dança; nas misturas de cores; na escrita de um poema, de um romance de uma crônica. Está na arte em um modo geral, desde o canto dos pássaros, da cigarra, ao conto do homem. A arte pura!
Oxóssi também rege o revoar dos pássaros, a evolução das pequenas aves. Oxóssi é a vontade de cantar, de escrever, de pintar, de esculpir, de danar, de plantar, de colher, de caçar, de viver com dinamismo e otimismo. Oxóssi é a divindade da cultura, passando para seus filhos grandes talentos artísticos, seja no canto, na criação de livros, pinturas etc.
Curiosamente, Oxóssi também é a comodidade, a vontade de admirar, de contemplar. Oxóssi é um pouco de preguiça, a vontade de nada fazer além de pensar e, quem sabe, criar. Em seu lado negativo, pode estar presente também na falta de alimento; no pouco plantio; no apodrecimento de frutas, legumes e verduras; e até mesmo na arte mal acabada, inacabada ou de mau gosto.
O elemento de Oxóssi é a terra e a liberdade de expressão, a liberdade para viver da maneira que somos."

Okê arô! Arolê!

Asé!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Salve Sao Jorge! Ogunhe! Arole!

Bom dia!
Awré!


"Sao Jorge (275-23 de abril de 303) foi, de acordo com a historia, um padre e um soldado romano no exército do imperador Diocleciano. Venerado como martir cristao, em sua biografia, Sao Jorge é um dos santos mais adorados do catolicismo, tanto na Igreja Catolica Romana, como na Igreja Ortodoxa e Comunhao Anglicana. Também é venerado em diversos cultos das religioes afro-brasileiras, onde é sincertizado pelos orisas Ogum na umbanda e Oxossi no candomblé.
Foi imortalizado no conto em que mata o dragao que sacrificava donzelas. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada tanto no dia 23 de abril como também em 03 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida, Israel, onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.
É o santo padroeiro em diversas partes do mundo, como Inglaterra, Portugal (santo secundário), Georgia, Catalunha, Lituania, Sérvia, Montenegro, Etiopia, das cidades de Londres, Barcelona, Genova, Regiao da Calabria e Ferrara na Italia, Friburgo em Brisgovia, Moscou, Beirute, Sao Jorge dos Ilhéus na Bahia e extra-oficialmente no Rio de Janeiro. E o padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro.
A ligaçao de Sao Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influencia da cultura africana. A tradiçao diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo guerreiro montado em seu cavalo, com a espada na mao."

terça-feira, 22 de abril de 2014

Ewê ewê asá!

Bom dia!
Awré!

"Ossaniyn, Ossaim, Ossãe, Ossain, como se escreve habitualmente, é o orisa das ervas. No candomblé Jejé é chamado de Agué é o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas. No candomblé Bantu é chamado de Katende, Senhor das insabas (folhas). Seria de ambos os sexos assim como Osumare e segundo alguns pesquisadores, por 6 meses seria homem e por 6 meses seria mulher.
Comanda as folhas medicinais e litúrgicas, chamadas de folha sagrada, que são utilizadas numa mistura especial chamada de abo. Muitas vezes, é representado com uma única perna. Cada orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há asè, portanto sem ela nenhuma cerimônia é possível."

Que o poder e a magia de Papai Ossain recaia sobre nos, em forma de bençaos e realizaçoes!
Ewê ewê asá!

Asè!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Vitoria!

Bom dia!
Awré!

E assim começamos a semana: aceitando a renuncia como parte da conquista!


Asè!

domingo, 20 de abril de 2014

Bejiroo!

Bom dia!
Awré!


"Ìbejì ou Ìgbejì é a divindade gêmea da vida, protetora dos geneos na Mitologia yoruba.
A palavra Igbeji que dizer gêmeos. Forma-se a partir de duas entidades distintas que co-existem, respeitando o princípio básico da dualidade.
Na África , as crianças representam a certeza da continuidade, por isso os pais consideram seus filhos sua maior riqueza.
Contam os Itãs, conjunto de lendas e histórias passados de geração a geração pelos povos africanos, que os Igbejis são filhos paridos por Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Os Igbejis passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum e nos grandes sacrifícios dedicados à Ela, também recebem oferendas.
Entre as divindades africanas, Igbeji é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Igbeji mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos.
O poder de Igbeji jamais podem ser negligenciado, pois o que um orisa faz, Igbeji pode desfazer, mas o que um Igbeji faz, nenhum outro orixá desfaz. E mais: eles se consideram os donos da verdade.
Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc."

Bejiroo!!!

Asè!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Orisa menino!

Bom dia!
Awré!


"Logunedé ou Logun Ede, do iorubá Lógunède, é um orisa africano que na maioria dos mitos costuma ser apresentado como filho de Osum Ipondá e Oxossi Ibualama, do iorubá Ibùalámo. Segundo as lendas, vive seis meses nas matas caçando com Oxóssi e seis meses nos rios pescando com Oxum. É cultuado na nação Ijexá como sua mãe, mas também nas nações Ketu e Efan, sendo o seu culto muito difundido no Rio de Janeiro.
Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem e se mesclam como mistério da criação, trata-se de um orixá que tem a graça, a meiguice e a faceirice de Oxum à alegria, à expansão de Oxóssi. Se Oxum confere a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade, a pesca e a prosperidade, Oxóssi lhe passa os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento.No entanto, existem outras versões acerca de sua filiação. Se na maioria dos mitos, Logunedé surge como filho de Oxum e Oxóssi, em outros, um pouco mais raros, aparece como filho de Ogun e Iansã. Há, ainda, histórias que contam a lenda de Logunedé como filho desses quatro Orixás, apresentando-o como nada mais, nada menos que uma representação dos Orixás Gêmeos, Ibeji.
Essa característica de unir o feminino de Oxum ao masculino de Oxóssi, muitas vezes o leva a ser representado como uma criança, um menino pequeno ou adolescente, formando mais uma tríade sagrada na Historia das religioes. Com Logunedé, completa-se o triângulo yoruba pai, mãe e filho que também se repete nas trilogias católica (Pai, Mãe e Espírito Santo), egípcia (Isis, Osiris e Horus), hindu e tantas outras."

Lossi-Lossi!

Asè!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Rita Ribeiro e Maria Bethânia, Iansã

Bom dia!
Awré!

"Oyá, a deusa do rio Niger, é representada com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de bufalo na cintura.
Na mitologia yoruba, Xango casou-se com três deusas de rios: Oyá; Osum, deusa do rio Osum e Oba, deusa do rio Oba.
Nas lendas provenientes do candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô.
O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer. Xangô a chamava de Iansã pois dizia que "Oyá era radiante como o entardecer ou como o céu rosado" e é por isso que o rosa é sua cor por excelência. No candomblé também é chamada de Oyá."

Que seus ventos levem os nossos inimigos, a tristeza, a inveja e todos os males para longe de nos! Eparrey!

Asè!



terça-feira, 15 de abril de 2014

Ego

Bom dia!
Awré!

Ego significa o "eu" de cada um, é o defensor da personalidade. Ē um termo muito utilizado na psicanálise e na filosofia. A principal função do ego é procurar harmonizar os desejos e a realidade, e posteriormente, entre esses e as exigências; os valores da sociedade.

Mente é o "estado" da consciencia ou subconsciencia, que possibilita a expressão da natureza humana. 'Mente' é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cogniçao e comportamento.

Por isso, cuidado ao alimentar seu ego com valores distorcidos. 
Ele esta intimamente ligado à sua mente, à sua consciencia e ao seu comportamento.

Asè!

domingo, 13 de abril de 2014

A importancia do agradecimento

Bom dia!
Awré!

O agradecimento é fundamental para a continuidade de nossas vidas, para a multiplicaçao da nossa fé. Ele demonstra a nossa gratidao e evidencia a nossa certeza de que nao estamos sos.
Agradeça sempre! Até mesmo por aqueles pedidos que nao foram realizados! O nome disso é "livramento"!

Asè!


sábado, 12 de abril de 2014

Mae dos peixes!

Bom dia!
Awré!

"Yemanjá ou Iemanjá é um orisa africano, cujo nome deriva da expressão yoruba Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossa. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba Yemanja.
Na mitologia yoruba, o dono do mar é Olokun, que é pai de Iemanjá, sendo ambos de origem Egba. Yemojá é saudada como Odò ("rio") ìyá ("mãe") pelo povo Egba, por sua ligação com Olokun, orixá do mar (masculino no Benim e feminino em Ifé), referida como sendo a "rainha do mar" em outros países. É cultuada no rio Ògùn, em Abeokuta.
Pierre Verger, no livro Dieux d'Afrique, registrou: "Iemanjá é o orixá das águas doces e salgadas dos Egba, uma nação yoruba estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe ainda o rio Yemoja . As guerras entre nações yorubas levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do seculo XIX. Não lhes foi possível levar o rio, mas transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do asè da divindade. O rio Ògùn , que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá. Este rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún, o orixá do ferro e dos ferreiros."

Odo Ya!

Asè!


sexta-feira, 11 de abril de 2014

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Tesouros gratis!

Ola, bom dia!
Awré!

A gratidao é um sentimento, é algo subjetivo. Voce nao precisa demonstrar sua gratidao a todo tempo, a todas as pessoas, ser um propagandista das suas virtudes. Basta reconhecer apenas aquele a quem voce é grato.
Asè!





quarta-feira, 9 de abril de 2014

Imperfeiçoes...

Ola, bom dia!
Awré!

Aprender a lidar com as nossas proprias imperfeiçoes é exemplo de comportamento e vida para aqueles que estao proximos a nos.
Educar é um processo onde o principal ensinamento se da pelo exemplo.
Asè!


terça-feira, 8 de abril de 2014

Sao Jorge, Defensor nas Batalhas da vida!

"Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso. Dai-me coragem e esperança fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!
São Jorge rogai por nós!"


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fé na vida todo Santo dia!

Ola, bom dia!
Awré!

E com imenso prazer que estreamos nosso blog!
Desejamos que ele seja mais um instrumento de comunicaçao entre nossa casa, nossa cultura e nossos filhos, irmaos e amigos. 
Através desse portal, vamos divulgar nossos eventos religiosos, culturais, sociais e educacionais.
Estamos num processo de grande transformaçao e estamos apaixonados! Aguardem nossas novidades!
Para maiores informaçoes, escreva-nos: contatoilease@gmail.com
Abraços e muito asè!