Bom dia!
Awré!
"Sao Jorge (275-23 de abril de 303) foi, de acordo com a historia, um padre e um soldado romano no exército do imperador Diocleciano. Venerado como martir cristao, em sua biografia, Sao Jorge é um dos santos mais adorados do catolicismo, tanto na Igreja Catolica Romana, como na Igreja Ortodoxa e Comunhao Anglicana. Também é venerado em diversos cultos das religioes afro-brasileiras, onde é sincertizado pelos orisas Ogum na umbanda e Oxossi no candomblé.
Foi imortalizado no conto em que mata o dragao que sacrificava donzelas. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada tanto no dia 23 de abril como também em 03 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida, Israel, onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.
É o santo padroeiro em diversas partes do mundo, como Inglaterra, Portugal (santo secundário), Georgia, Catalunha, Lituania, Sérvia, Montenegro, Etiopia, das cidades de Londres, Barcelona, Genova, Regiao da Calabria e Ferrara na Italia, Friburgo em Brisgovia, Moscou, Beirute, Sao Jorge dos Ilhéus na Bahia e extra-oficialmente no Rio de Janeiro. E o padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro.
A ligaçao de Sao Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influencia da cultura africana. A tradiçao diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo guerreiro montado em seu cavalo, com a espada na mao."
Nenhum comentário:
Postar um comentário