domingo, 20 de abril de 2014

Bejiroo!

Bom dia!
Awré!


"Ìbejì ou Ìgbejì é a divindade gêmea da vida, protetora dos geneos na Mitologia yoruba.
A palavra Igbeji que dizer gêmeos. Forma-se a partir de duas entidades distintas que co-existem, respeitando o princípio básico da dualidade.
Na África , as crianças representam a certeza da continuidade, por isso os pais consideram seus filhos sua maior riqueza.
Contam os Itãs, conjunto de lendas e histórias passados de geração a geração pelos povos africanos, que os Igbejis são filhos paridos por Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Os Igbejis passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum e nos grandes sacrifícios dedicados à Ela, também recebem oferendas.
Entre as divindades africanas, Igbeji é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Igbeji mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos.
O poder de Igbeji jamais podem ser negligenciado, pois o que um orisa faz, Igbeji pode desfazer, mas o que um Igbeji faz, nenhum outro orixá desfaz. E mais: eles se consideram os donos da verdade.
Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc."

Bejiroo!!!

Asè!

Nenhum comentário:

Postar um comentário