Seu fruto é conhecido como "dendê" e de sua polpa se obtém o óleo conhecido como "azeite de dendê" ou "óleo de palma". Para os Yorubas, o óleo é chamado de epo pupa.
Da semente é possível extrair-se um outro óleo, mais fino, chamado "óleo de palmiche", conhecido em yorubá por adin.
Foi trazido para o Brasil no século XVII e adaptou-se bem ao clima tropical úmido do litoral baiano.
Nas religiões tradicionais africanas, é uma árvore sagrada de Ifá chamada de Iji òpe ou dendezeiro. De seus frutos obtemos caroços negros que, depois de consagrados, representaraão Orunmilá em seus assentamentos. Podemos usá-los ainda como Ikin, instrumentos para consulta à Ifá.
Os adeptos do candomblé denominam suas folhas mariwô. O azeite de dendê extraído das suas sementes é utilizado largamente na culinária baiana e religiosa.
Foto: internet
Acarajé
Ingredientes:
1 kg e 1/2 de feijão fradinho quebrado (olho de pombo)4 cebolas batidas no liquidificador com 100 ml de água
500 ml de azeite de dendê
Sal a gosto
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho durante 2 horas, esfregando o feijão para que solte todas as cascas. Troque de água pelo menos 3 vezes para retirar todas as cascas deixando-o bem limpo. Escorra para retirar o excesso de água e passe em um processador ou moinho de cereais transformando-o em uma massa fina.Em uma bacia, coloque a massa, a cebola batida e o sal. Bata com uma colher de pau até que aumente seu volume e fique com uma consistência leve.
Em uma panela tipo caçarola, coloque o azeite para aquecer. Com auxílio de uma colher de sopa, modele os acarajés e frite até dourar.
Sirva quente, com vatapá, caruru e com molho de pimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário